Essa é uma dúvida muito comum e é normal entenderem que todos os instrumentos de medição da empresa devem ser calibrados.
Mas as normas de sistema de gestão da qualidade são claras ao determinar que apenas os instrumentos de medição que influenciam no controle dos processos chaves da empresa devem ser calibrados, sempre com rastreabilidade à padrões de referência calibrados diretamente pelo Inmetro/RBC (Rede Brasileira de Calibração) e/ou organismos internacionais pertencentes ao acordo de reconhecimento mútuo do Inmetro.
Entenda-se CALIBRAÇÃO RASTREADA, o que é o nosso tipo de calibração.
VOCE SABE QUAL A FREQUENCIA DE CALIBRAÇÃO DE SEUS EQUIPAMENTOS???
A validade do certificado de calibração rastreado Inmetro/RBC (ou frequência de calibração) é definida como um período, geralmente calculado em meses, que define quando uma calibração deve ser realizada novamente.
A definição da frequência de calibração deve considerar diversos parâmetros, incluindo ambiente no qual o instrumento de medição é utilizado, severidade de uso do instrumento de medição, criticidade do processo, histórico dos Erros Máximos Admissíveis (Tolerância), entre outros. Não há normas que determinem frequências de calibração, a norma ISO 10012, nos fornece algum direcionamento sobre esta questão, por isso o cliente deve utilizar ferramentas próprias, incluindo sua experiência técnica de sua equipe e ou alguns parâmetros técnicos referentes a este tema, para determinar a validade do Certificado de Calibração Rastreado Inmetro/RBC.
O cliente é responsável por informar a frequência de calibração, a identificação do equipamento e seu critério de aceitação, caso tenha no ato da contratação dos serviços de Calibração Rastreada Inmetro/RBC.